O mercado atual, com consumidores cada vez mais engajados, despertou a necessidade de ajudar e criar ações segmentadas. Dessa forma, apoiar uma organização não governamental exerce um papel muito importante para criar identificação entre sua empresa e causas sociais que agregam valor de maneira geral.
O problema, no entanto, é que alguns gestores ficam receosos de iniciar um projeto quando não existem referências claras sobre a credibilidade dos envolvidos. A partir disso, o mais importante é encontrar organizações sérias que reforcem a sua responsabilidade com a sociedade e tragam engajamento do público.
Quer saber mais? Vamos mostrar como apoiar uma organização não governamental e encontrar opções confiáveis. Acompanhe:
O que é uma organização não governamental?
A organização não governamental é uma entidade da sociedade civil que, via de regra, não possui finalidade lucrativa, promove ações sociais e tem natureza privada. Devido aos escândalos amplamente veiculados na mídia no passado, existe uma espécie de mácula que paira sobre a credibilidade desse tipo de trabalho.
Para desmistificar uma possível má impressão que possa existir por parte de empresas do setor privado, saiba que é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro passo, em uma situação como essa, envolve fazer pesquisas prévias como se fosse contratar um funcionário com grandes responsabilidades.
Como consultar a idoneidade de uma organização não governamental?
Existem formas simples de checar a idoneidade de uma organização não governamental. Entre as principais estão consultar o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, que é coordenado pelo IPEA, e buscar informações sobre a estrutura dos programas, prestação de contas, referências de seus dirigentes e quais as contribuições solicitam. Veja, a seguir, outros exemplos:
- buscar depoimentos sobre os projetos em que atuou. Para isso as redes sociais podem ser muito úteis;
- checar os resultados das ações sociais e verificar se existem dados concretos e comprovados, como a divulgação de relatórios ou registros de atividades desenvolvidas, notícias, fotos, vídeos, depoimentos etc.;
- checar quem são as pessoas envolvidas e se elas são acessíveis por meio de nomes, fotos, currículos e outros dados que devem estar no site oficial (esse é um bom sinal);
- verificar se há processos judiciais com o nome da organização nos sites dos tribunais da região onde se encontra sua sede;
- pesquisar quem está no comando, quem é o presidente, diretores, membros do conselho etc;
- avaliar quem são os parceiros, se existem convênios com governo local, parcerias com empresas ou outras entidades reconhecidas;
Atualmente, com o avanço da tecnologia e das redes sociais, os dados podem ser checados facilmente e isso não representa motivo para deixar de ajudar. Saiba que uma organização não governamental séria atua de forma transparente e facilita o acesso das informações.
Além disso, se durante as pesquisas você ficar com alguma dúvida, entre em contato com a equipe responsável e marque uma reunião. Esclareça os pontos listados e se as respostas foram satisfatórias, inicie a parceria sem medo.
Afinal, apoiar uma causa social faz diferença nos negócios?
Uma empresa que apresenta preocupação com a sociedade em que está inserida melhora sua imagem e desperta uma relação de proximidade com o público. Sem contar que outros negócios do mesmo segmento se mostram interessados em fazer parcerias e outras ações por conta da necessidade de se mostrar engajado.
O mais importante dentro na formação do espírito solidário é ter consciência de que o terceiro setor exerce um papel fundamental e atua, muitas vezes, em pontos negligenciados pelo poder público. Em Minas Gerais, por exemplo, quase 21% da população está na linha da pobreza.
Dessa maneira, se torna interessante buscar por uma ONG, como a Amigos do BHem, que tem o trabalho voltado para as necessidades dos grupos em situação de vulnerabilidade social com transparência das atividades e suporte específico em diversas áreas.
Agora que você já conhece formas seguras de contribuir com uma organização não governamental, busque por algo que se encaixe com os propósitos de sua empresa.
Vale lembrar que para se destacar no mercado e alcançar todos os benefícios desse tipo de ação é muito importante manter doações recorrentes.
Sua empresa precisa de redator de conteúdo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio! Thebesttype a Alma do seu conteúdo!
Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.