Em tempos de pandemia de Coronavírus, as empresas que conhecem as estratégias que podem ajudar no enfrentamento eficaz desse momento delicado, sairão na frente.

Nos momentos de crise é ainda mais importante estar atento ao planejamento financeiro, principalmente agora, numa situação totalmente nova e que não era esperada por ninguém.

Fique de olho no seu orçamento É preciso ter uma noção exata de quanto dinheiro entra e sai todo mês da sua conta bancária. Além disso, é essencial para um bom planejamento financeiro, ter controle do fluxo de caixa, cortar gastos e identificar oportunidades de renda extra.

Observe com atenção o movimento do mercado e realize as adequações necessárias no seu orçamento, e, quando possível, aproveite eventuais oportunidades de reduzir gastos.

Evite cometer erros comuns no seu planejamento financeiro A falta de planejamento financeiro, juntamente com a confusão de receitas e despesas empresariais e pessoais, e o endividamento são os erros mais comuns cometidos pelos pequenos empresários.

Um bom planejamento financeiro, começa com a adoção de medidas simples, veja abaixo 9 dicas úteis para te ajudar nessa missão:

1. Não sabemos quanto tempo a pandemia de COVID-19 irá durar, mas os especialistas estimam que no mínimo, os próximos três meses devem ser comprometidos. Logo, podemos adotar esse período para analisar as despesas que mais impactarão o negócio neste primeiro momento de crise a ser enfrentado.

2. A maioria dos consumidores está respeitando as orientações de distanciamento social e não está saindo às ruas. Assim, a segunda coisa mais importante a ser analisada é a queda no faturamento.

3. Ajuste as despesas à previsão de faturamento, renegociando prazos com credores e fornecedores.

4. Este é o momento de economizar, e por mais otimista que você seja, gaste apenas com o essencial para a subsistência no negócio neste período de incerteza.

5. As crises normalmente geram oportunidades, por isso, a criatividade pode ser útil para encontrar uma forma de aumentar seu faturamento, fazendo promoções, utilizando aplicativos de entrega e melhorando as formas e condições de pagamento.

6. Fique atento ao fluxo de caixa para evitar entrar nas estatísticas de inadimplência.

7. Em caso de dívidas, renegocie, este é um bom momento para isso pois com essa crise, as empresas e pessoas estão mais vulneráveis, o que exige uma postura mais flexível dos credores.

8. Aproveite as medidas adotadas pelo Governo Federal para adiamento do pagamento de impostos e prorrogações de prazo para pagamento de dívidas concedido por instituições financeiras, algo sem precedentes em nosso país.

9. Verifique no se o Governo do seu Estado ou Município também está adotando medidas para flexibilização de recolhimento de impostos e cumprimento de obrigações assessórias.

A criatividade pode salvar o seu negócio

O ser humano tem uma resistência natural a mudanças. Mesmo com a tecnologia muitas empesas são resistentes a novos sistemas de trabalho ou implementação de inovações tecnológicas que poderiam reduzir gastos. Em muitas empresas a perigosa frase:

“…Mas nós sempre fizemos assim…” ainda é muito utilizada.

Mas em tempos de crise somos forçados a implementar sistemas de trabalho diferentes ou abraçar inovações tecnológicas que já poderiam estar sendo utilizadas, e, portanto, já testadas e aperfeiçoadas.

Esta crise sem precedentes é o momento para fazer a lição de casa e verificar as novas possibilidades que podem ser úteis para a sua empresa, tais como redução da jornada de trabalho, suspensão dos contratos de trabalho, utilização do home office, utilização de aplicativos de entrega e de gestão de tarefas a distância, dentre outros.

Lembre-se, situações novas exigem soluções novas!

Conte com um especialista em gestão financeira para te ajudar!

Co-autora: Gabriela B. Maluf é CEO & Founder da Thebesttype, escritora, advogada com 15 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, articulista, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO. Atualmente ajuda empresas e profissionais a produzirem conteúdo relevante para seus negócios.