Quem é empreendedor no Brasil sabe que os desafios são inúmeros, mas sem dúvida, o posicionamento da marca pode significar o sucesso ou o fracasso do negócio.

Sim, é sério, você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica? Pois é! Uma vez se posicionando de maneira inadequada, vai ser muito difícil desfazer aquela imagem criada na mente do cliente ou prospect.

O posicionamento inadequado costuma dar muita dor de cabeça, por isso vale a pena investir tempo buscando estratégias para ocupar o lugar certo na mente do seu público alvo, desde o início do negócio.

O posicionamento é importante pois ele define o seu lugar no mercado, esse conceito vai além do produto ou serviço que você oferece, mostra o quanto você é melhor do que o concorrente e qual o seu diferencial.

Quer saber como melhorar seu posicionamento no mercado? Então confira essas dicas:

Antes de tudo, convido você a responder as seguintes perguntas:

  • Você faz o que você ama?
  • Você é excelente no que faz?
  • Você é bem pago para fazer o que faz?
  • O mundo precisa da sua habilidade?

Se as respostas a essas perguntas forem positivas, você já tem o principal para empreender, mas precisa saber se posicionar no mercado adequadamente.

Na verdade, essas perguntas, funcionam como uma espécie de passo a passo para você identificar o caminho que o diferencia dos demais e, maximizando suas chances de sucesso.

Seguindo este raciocínio, você terá muito mais chances de conquistar seu espaço no mercado.

Depois de ter em mente de maneira clara, o que você realmente ama fazer, aquela coisa que te tira o sono, você precisar ter certeza de que é realmente bom nisso, descubra uma habilidade que você é excepcionalmente acima da média.

Agora resta saber se esta habilidade é útil para o mundo, e o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ela.

Como se posicionar diante do cliente

Agora vamos falar dos seus clientes!

O que faz um prospect se tornar um cliente é a credibilidade que você transmite, ele precisa saber que você é uma autoridade no assunto, que domina o que faz e realmente pode oferecer o que ele necessita.

As redes sociais têm sido a ferramenta mais usada para mostrar autoridade, lembre-se, não basta parecer, mas realmente ser o que está sendo demonstrado, pois caso contrário, será como construir um castelo de areia que facilmente será desfeito.

Entender o que seu cliente precisa é o primeiro passo para ganhar a confiança dele, independentemente de afinidades, a sua marca precisa dialogar com o cliente, e isso fará com que ele se fidelize.

Adequar a linguagem, o tom da mensagem e a identidade visual, é fundamental, pois um erro num desses três pontos pode ser fatal.

A comunicação com o cliente precisa ser cuidadosamente estabelecida para não causar uma primeira impressão ruim, que irá permanecer gravada na mente dele.

Demonstre consistência para que sua mensagem como um todo se destaque na mente do seu cliente, isso fará que ele se lembre de você sempre que precisar do seu produto ou serviço.

O seu cliente precisa lembrar de você e pensar: Esse é o cara! Mostre que o valor que você agrega ao negócio, é isso que vai fazer com ele esteja disposto a pagar mais.

Gostou das dicas de como se posicionar no mercado? Comente e compartilhe!