O microempreendedor individual (MEI) está assumindo um papel relevante no Brasil após a crise provocada pela pandemia de Covid, e esse é só um dos motivos para fazer o registro da marca do MEI. Acompanhe a leitura e descubra os outros!
Você sabia que já existem mais de 10 milhões de MEIs no Brasil? Este dado é apontado por um estudo realizado pelo Sebrae.
O objetivo do registro da marca do MEI proteger o empreendimento desde o início, principalmente quando a idéia é expandir as atividades.
Porque fazer o registro da marca do MEI?
O registro da marca do MEI pode ajudar nesse processo de expansão, pois a marca vai ser mais um ativo patrimonial do negócio.
Você sabia que a marca também é avaliada? A ela á atribuída um valor patrimonial que passa a compor o ativo da empresa, a este processo dá-se o nome de Valuation.
Em outras palavras, Valuation é a ferramenta utilizada para entender o valor do seu negócio, para a partir daí definir estratégias para melhorar o posicionamento no mercado, dentre outras finalidades.
Assim, o registro da marca do MEI permite a sua valorização, pois ela será avaliada juntamente com o restante do patrimônio da empresa, por esta razão é importante manter a sua MEI sempre organizada do ponto de vista contábil.
É claro que diversos fatores influenciam no sucesso da MEI, a começar por um boa gestão e controle financeiro, além da adoção de uma boa estratégia de marketing.
Mas o registro da marca do MEI, sem dúvida favorece o crescimento, e através dele, e da criação de uma identidade visual marcante, é possível melhorar a comunicação com o seu público alvo.
O empreendedorismo pode ocorrer por necessidade ou por opção, mas o registro da marca do MEI é uma ótima alternativa.
Outro ponto importante, é que os potenciais clientes precisam da emissão da nota fiscal na maoria dos casos, pois com a tansformação digital, a Receita Federal vem informatizando cada vez mais o processo de fiscalização on line, e um exemplo disso é o e-Social, SPED etc.
O seu cliente vai exigir nota fiscal para não correr o risco de sofrer uma autuação fiscal e ter que pagar multas, ou mesmo ter dificuldade em obter certidões negativas.
Além disso, os custos de manutenção da MEI são baixos e o tipo societário pode ser alterado posteriormente, conforme o negócio cresce.
Isso significa que a qualquer momento o MEI pode registrar sua marca e, posteriormente, fazer a transição para se tornar uma Microempresa.
O futuro do empreendedorismo é promissor, e cada vez menos as grandes empresas têm condições de oferecer empregos com salários e benefícios atrativos, não porque elas não queiram, em muitos casos, mas pelo contexto fiscal e outras dificuldades que as grande corporações enfrentam no Brasil, mas isso é papo para outro post!
Pensando nisso, dá até para acreditar que existe uma forte tendência de crescimento do empreendedorismo no Brasil, e que os pequenos negócios vão fazer a economia girar cada vez mais.
É muito provável que haja uma verdadeira “pulverização” das atividades econômicas em pequenos negócios. Aliás, isso já acontece há muito tempo nas comunidades menos favorecidas, onde as pessoas precisam se virar para sobreviver.
Concluindo, o MEI permite o acesso do empreendedor ao sistema previdenciário, ou seja, você passa a ser segurado do INSS, e ter direito a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, por exemplo.
Mas lembre-se, empreender não é fácil, e é preciso investir tempo, ser criativo, ser muito persistente, adotar estratégias inteligentes e manter o foco no cliente.
Por outro lado, vamos pensar positivo: o tempo vai passar de qualquer jeito, não é mesmo? E se você não investir no negócio e no registro da marca da MEI, não irá colher os frutos mais adiante.
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Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.