A tecnologia vem demandando uma série de adaptações em diversos setores, e no contábil não é diferente.
Atualmente a área contábil deve manter o foco na gestão do negócio e ser entendida como uma ferramenta que promove diferencial e ajuda no sucesso da empresa.
Para atingir esse objetivo é preciso adequar o modelo de negócio as novas tecnologias e estar atento tanto aos seus concorrentes quanto ao mercado.
A chamada contabilidade consultiva é capaz de agregar valor à empresa, pois conta com dois pilares essenciais: o atendimento personalizado e o avanço tecnológico.
Mas afinal, o que é BPO financeiro?
O BPO consiste na terceirização de processos financeiros e administrativos para empresas que buscam inovação e tecnologia.
A sigla em inglês Business Proccess Outsourcing, e significa a gestão terceirizada dos processos empresarias de gestão financeira.
A delegação de atividades que não compõe o core business da empresa já é adotada há décadas e vem se aprimorando conforme o avanço da tecnologia e as demandas do mercado.
Os Estados Unidos foram pioneiros no assunto terceirização que se intensificou na década de 80 com a chegada do fenômeno da globalização.
Já no Brasil, após 2017 com a regulamentação trazida pela Lei n.º 13.429/2017, a terceirização atualmente é uma solução viável e segura.
O BPO é, portanto, uma estratégia de gerenciamento com foco em otimizar recursos e potencializar resultados operacionais.
Vantagens do BPO Financeiro para a empresa
É preciso ter em mente que ganha espaço no mercado a empresa que é mais competitiva.
Adotar estratégias inteligentes como o BPO Financeiro, faz com que a empresa ganhe em competitividade pois dispenderá menos tempo com tarefas operacionais e reduzirá o seu custo de conformidade.
O avanço da tecnologia substitui o ser humano em muitos aspectos, mas não naquele em que o ser humano é o diferencial, como no atendimento ao cliente.
O modelo de negócio contábil voltado para a consultoria, tem como premissa a excelência no atendimento e personalização dos serviços prestados.
A empresa passa contar com um profissional altamente capacitado sem precisar arcar com os custos de uma contratação direta.
Além disso, uma gestão operacional moderna e alinhada ao futuro, permite a tomada de decisões mais rápidas, maximizando lucros.
Outra vantagem é que a terceirização das atividades pode atender as peculiaridades da empresa, ou seja, pode ser total ou parcial, envolvendo apenas alguns setores.
O BPO financeiro é uma excelente solução para as empresas de pequeno e médio porte, justamente porque, geralmente não dispõe de capital para investir em softwares de gestão sofisticados e de alto custo, como ERP.
Para estas empresas, o BPO Financeiro é uma ótima ferramenta para análise do resultado, fluxo de caixa e avaliação necessidade de capital de giro, diminuindo falhas.
O custo benefício, é compensador, principalmente se a empresa ainda adota processos manuais, pois a otimização das tarefas é também um ganho em produtividade.
Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar que o BPO Financeiro permite o melhor cumprimento da legislação vigente, que está em constante alteração, reduzindo os riscos de autuação e multas.
Assim, em caso de auditoria, por exemplo, os processos certamente serão mais ágeis, pois o BPO facilita que a empresa monitore mais efetivamente os riscos do negócio devido a automatização.
A tecnologia é a mola propulsora que demanda que empresas e pessoas se reinventem, melhorem seus processos e adotem práticas mais modernas e eficazes que priorizem a segurança da informação, transparência e confiabilidade.
Sua empresa precisa de redator de conteúdo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio! Thebesttype a Alma do seu conteúdo!
Prazer eu sou a Gaby Maluf! Sou Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada e palestrante. Produzo conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Ajudo empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente usando estratégias de Marketing de Conteúdo. Vamos bater um papo sobre a estratégia de conteúdo da sua empresa?