Você sabia que a produção de móveis impacta o meio ambiente? O respeito ao meio ambiente é primordial na produção de móveis.
A utilização de materiais renováveis e a busca de fornecedores que atendam as boas práticas de plantio renovável, reflorestamento e reciclagem de insumos é fundamental.
Outra opção é o reaproveitamento de materiais para fabricação de móveis sustentáveis, essa prática gera economia para toda a cadeia produtiva.
Além disso o reaproveitamento de matéria prima evita o descarte irregular de materiais, que é extremamente prejudicial ao meio ambiente, além de ter baixo custo.
Tanto para o cliente que compra um móvel sustentável, como para quem fabrica, além de ser uma forma de preservar o meio ambiente, reforça a idéia do quanto a conscientização ambiental é necessária para que as boas práticas se perpetuem.
Importância da sustentabilidade na produção de moveis
As empresas têm investido cada vez mais em processos produtivos que privilegiam a preservação da natureza e a regularidade da mão-de-obra envolvida.
É preciso se preocupar em adquirir insumos de fornecedores que adotam boas práticas de manejo florestal, controle de poluição, gerenciamento de resíduos sólidos, logística reversa e que estejam conscientes do seu papel de preservação ambiental.
A madeira utilizada na fabricação dos móveis, deve ser obtida de florestas renováveis com plano de manejo, sempre evitando o desmatamento de áreas preservadas.
Neste cenário, é importante considerar a utilização de MDF e MDP e suas principais diferenças.
As principais diferenças entre as madeiras MDF e MDP são o momento da fabricação e a sua composição.
Ambas são uma excelente solução em termos de sustentabilidade ambiental, pois não agridem o meio ambiente, sendo utilizadas na fabricação de móveis planejados.
O MDF é um material uniforme, plano e denso e não possui os chamados “nós” e é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos.
Você sabe o que o MDP e o MDF têm em comum? Ambos possuem estabilidade e capacidade de absorção de tinta, garantindo excelente acabamento em caso de pinturas e revestimentos.
Além disso, os dois materiais são produzidos em três camadas: uma grossa no miolo e duas finas nas superfícies, todas com grande uniformidade das partículas.
Estes materiais estão disponíveis no mercado em móveis de diferentes padrões, desde o mais simples até o mais luxuoso, utilizando ambos os materiais, que inclusive é bastante utilizado na Europa.
Além disso, eles têm diferentes características, por isso, a aplicabilidade de cada um pode variar conforme o projeto.
Como o MDF é mais maleável, é mais indicado quando é necessária uma peça com diferentes cortes, ou ainda para acabamentos. Também é um material mais resistente a atritos.
Por outro lado, o MDP é mais utilizado em móveis de espessura grossa, pois é mais leve e tem uma boa estrutura, aguentando mais peso. Outra vantagem é que ele é mais resistente à umidade do que o MDF.
Empresas que prezam pela qualidade de seus produtos e pela sustentabilidade de todo o processo, devem sempre se certificar da origem legal das madeiras.
Compreendeu como a produção de móveis impacta o meio ambiente?
A sustentabilidade exerce um forte impacto na imagem de qualquer empresa, e ignorar boas práticas ambientais pode fazer com que ela perca espaço no mercado.
Independentemente do material utilizado na fabricação, desde pedras (mármores e granitos) até madeiras, a procedência deve ser sempre verificada, utilizando exclusivamente materiais certificados.
Escolha sempre um fornecedor que preza pela conservação da biodiversidade, práticas de manejo responsáveis, gestão dos resíduos, reciclagem e reuso.
A utilização de pedras naturais ou pedras industrializadas, por exemplo, deve levar em conta sempre o fator sustentabilidade ambiental e não apenas o aspecto decorativo.
Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a práticas ambientalmente adequadas e tratam o assunto como prioridade, pois sabe que todos ganham: o consumidor, a indústria e a sociedade.
Sua empresa precisa de redator de conteúdo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio! Thebesttype a Alma do seu conteúdo!
Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora e advogada, especialista em Compliance, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais e Direito Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.