Sabemos que no Brasil há um déficit de profissionais da saúde, e o uso da Inteligência Artificial se mostra uma estratégia eficaz para otimizar a forma de prestação de serviços de saúde.

Conforme os estudos de Demografia Médica realizados em 2018 pela Associação Médica Brasileira, embora tenha havido aumento do número de profissionais nos últimos anos, há Estados no Brasil que contam com 1,41 médicos para mil habitantes, como ocorre na região Norte.

A distribuição dos médicos pelo país é também desigual, havendo concentração destes profissionais na região Sudeste, com 2,81 médicos para cada mil habitantes.

A IA pode facilitar a integração entre médicos e pacientes

A escassez de profissionais demanda medidas que minimizem seus efeitos e promovam a integração entre profissionais, bem como a integração médico-paciente.

Atualmente já existem ferramentas que auxiliam nessa integração.

Podemos citar os aplicativos que facilitam que o paciente gerencie seu estado de saúde, sintomas, agendamento de consultas etc., permitindo a melhora na comunicação entre médico e paciente, bem como a aferição de informações mais precisas.

Há ainda aplicativos destinados a triagem de pacientes e monitoramento remoto, que podem evitar ou prevenir uma internação hospitalar.

Num contexto em que o tempo, os recursos e a quantidade de profissionais são limitados, nota-se que a Inteligência Artificial assume um papel de acelerar e potencializar resultados.

Isso porque essas ferramentas permitem obter melhores resultados em menor tempo, o que contribui para minimizar a sobrecarga enfrentada pelos profissionais de saúde.

Melhora da experiência do paciente

O uso da UX contribui para a humanização dos processos de atendimento dos pacientes, pois pode melhorar a experiência deles, além de facilitar a compreensão sobre o seu estado de saúde.

Consequentemente a adesão do paciente a este tipo de tecnologia será potencializada.

simplificação de processos, digitalização de prontuários médicos, a facilitação do acesso ao paciente para agendamento de consultas e exames e adoção de plataformas digitais, são exemplos de como a tecnologia pode contribuir para a melhora da experiência dos pacientes.

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Sobre a autora: Gabriela B. Maluf é CEO & Founder da Thebesttype, escritora, advogada com 15 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, articulista, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO. Atualmente ajuda empresas e profissionais a produzirem conteúdo relevante para seus negócios.

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Fonte: https://www.mckinsey.com/industries/healthcare-systems-and-services/our-insights/transforming-healthcare-with-ai#