A palavra lifestyle é de origem inglesa e sua tradução literal é estilo de vida. Porém, o significado por trás dessa palavra é um pouco mais amplo. Há quem diga que “ter um lifestyle” está diretamente ligado ao poder aquisitivo, ou seja, poder comprar uma boa casa, um bom carro, consumir produtos caros etc.
Durante muito tempo esse foi o conceito que melhor representou a palavra lifestyle de forma geral. No entanto, esta expressão parece estar passando por um processo de ressignificação. Entenda aqui o que é lifestyle, o que são os lifestyle influencers, blogueiros e as principais definições do universo dos blogs e influenciadores digitais.
O que significa Lifestyle?
Lifestyle é o estilo de vida de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que compartilham ideias, preferências e gostos semelhantes. O seu lifestyle tem a ver com seus hábitos, comportamentos e com os grupos com os quais você interage. O que é considerado bom para uma pessoa e seu grupo, pode não ser para outra, afinal cada ser humano é único, com propósitos e anseios diferentes.
Em outras palavras, lifestyle tem a ver com as escolhas que te fazem feliz. Não existe um lifestyle pior ou melhor, mas aquele que se adequa a cada um. Para entender qual é o seu estilo de lifestyle, basta prestar atenção as detalhes, como por exemplo:
- Você é mais urbano ou prefere contato com a natureza?
- Gosta de praticar esportes ou prefere estar em uma balada a noite toda?
Essa forma de pensar tem tudo a ver com a revolução digital e o boom das redes sociais, com o surgimento do Facebook e Instagram, abrindo um leque enorme de oportunidades para os chamados influencers. Ainda que você não saiba muito bem o que é um influencer, é provável que já conheça um. Eles estão por todos os lados e tomaram conta das redes sociais.
O papel de um influencer é influenciar o público, mostrando a ele o seu lifestyle: como se comporta, o que consome, quais as idéias que defende. Assim ele alcança um público que aprecia e se identifica com o seu estilo de vida e com o conteúdo veiculado.
O que é Lifestyle Influencer?
A palavra influencer também é de origem inglesa e significa influenciador. Assim como a palavra lifestyle, possui um conceito bem mais amplo do que o significado literal da tradução. Com o surgimento das redes sociais, pessoas anônimas tornaram-se mundialmente conhecidas após começarem a compartilhar os bastidores da sua vida privada nas redes sociais.
Dessa nova realidade surgiu a oportunidade de divulgar a mais variada gama de produtos e serviços, e, claro, ganhar dinheiro com isso. Com tamanha popularização, os influencers também ganharam espaço em outros meios de comunicação mais tradicionais como televisão e rádio, embora a interação por meio das redes sociais seja a mais comum.
Os internautas adquiriram o hábito de seguir pessoas que as inspiram nas redes sociais . Já as marcas, por sua vez, identificaram esse comportamento como uma oportunidade de gerar negócios e comercializar seus produtos e serviços. Investir em um influencer para fazer publicidade tem sido um negócio lucrativo para muitas companhias.
Influencers famosos nas redes sociais são muito bem remunerados por campanhas patrocinadas, impactando a vida de milhares de pessoas todos os dias. A identificação dos influenciadores com o lifestyle que representa a marca facilita o relacionamento mais próximo com os consumidores.
O lifestyle do influencer define o nicho de mercado em ele que atua. Os exemplos mais comuns dos nichos de mercado mais explorados pelos influencers são: moda, fitness, fotografia, saúde, beleza etc. O nicho de mercado também pode ser definido como um grupo de consumidores dentro de um segmento, por exemplo, o segmento de moda, existe o nicho de moda festa, moda casual, moda fitness etc.
A escolha de alguém por um determinado influencer também pode ter relação com o momento de vida. Por exemplo, uma gestante provavelmente seguirá perfis de influencers do nicho de produtos para bebês, fotografia para gestantes e afins.
Os Influencers também são chamados de blogueiros, embora grande parte deles não possua um blog. No mundo dos lifestyle influencers, o blog exerce o mesmo papel das redes sociais, ou seja, mostrar seu estilo de vida e interagir com os seguidores, compartilhando conteúdos de interesse comum.
Você sabe como funciona um blog?
Um blog é como um site com informações de determinada pessoa, nicho ou marca onde são postados textos e imagens relacionados. Podemos dizer que um Blog ou Weblog, como foi originalmente chamado em referência à Internet, é um site informativo que permite postagens diárias.
O que é ser um blogueiro?
O papel dos blogueiros e influencers no mundo digital é muito parecido. A diferença está na mídia utilizada que pode ser uma rede social, um canal no Youtube ou blog.
O termo blogueiro surgiu do conceito de blog, no sentido de ser alguém que utiliza do Blog para se comunicar com os internautas. A princípio, qualquer pessoa que tenha um blog pode ser denominado como blogueiro. A principal diferença, no entanto, é a sua audiência. Criar um blog é fácil, mas cativar os internautas postando conteúdos interessantes que atraiam cada vez mais público é a parte difícil.
Os blogs podem ser pessoais ou profissionais, e ambos podem ser utilizados para influenciar determinado público. Atualmente, o conteúdo produzido pelos digital influencers e blogueiros, tem impacto significativo nas campanhas publicitárias de dezenas de marcas nacionais e internacionais.
Em muitos eventos importantes de moda, negócios, esporte, e dezenas de outros nichos, os influencers e blogueiros passaram ser presença obrigatória. O sucesso desse profissionais está ligado ao seu potencial de persuasão e o seu nível de credibilidade perante o mercado consumidor, além da sua reputação. Não é raro marcas cancelarem patrocínios ou deixarem de contratar um influencer que apresenta comportamentos inadequados ou se envolve em escândalos.
Como começar a ser um blogueiro no Instagram?
Você tem vontade de ser um blogueiro e não sabe como começar? Preste atenção nas 5 dicas que separamos para você:
- defina o seu objetivo e o tipo de público que você quer atingir;
- conheça suas habilidades, identifique o que você faz de melhor;
- entender o funcionamento do Instagram e suas ferramentas de interação, para gerar mais engajamento;
- produza conteúdo de qualidade;
- seja original.
Agora que você já sabe o que é lifestyle e como funciona o trabalho do Digital Influencer e do Blogueiro, já pode até pensar em se tornar um!
Gostou de saber mais sobre Lifestyle, Influencers e Blogueiros? Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário!
Sua empresa precisa de redator de conteúdo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio! Thebesttype a Alma do seu conteúdo!
Prazer eu sou a Gaby Maluf! Sou Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada e palestrante. Produzo conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Ajudo empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente usando estratégias de Marketing de Conteúdo. Vamos bater um papo sobre a estratégia de conteúdo da sua empresa?