Você já parou para pensar sobre como o Programa de Compliance e os impactos da crise sanitária estão intimamente relacionados?

A crise sanitária provocada pelo Coronavírus será passageira, mas a flexibilização das regras de Compliance pode causar estragos e ter desdobramentos prejudiciais para sua empresa que podem perdurar por muito mais tempo.

Certamente o pós crise também trará inúmeros desafios, por isso é bom ter em mente que manter a integridade neste período conturbado, evitará maiores problemas quando a situação se normalizar.

O objetivo deste artigo é pontuar as situações que devem ser monitoradas pelo Programa de Compliance, durante e após a crise sanitária para preservar a sua empresa.

O Programa de Compliance e os Efeitos da Crise Sanitária

Um dos primeiros efeitos colaterais da crise provocada pelo COVID-19 são as demissões em massa, deixando as empresas e pessoas mais vulneráveis.

Lembre-se que momentos de calamidade pública como o atual, dão margem a oportunistas e fraudadores, que esperam ansiosamente o momento certo para agir.

Naturalmente, isso ocorre em razão da redução dos níveis de controle nas organizações, que de forma geral estão preocupadas em apagar os incêndios provocados pela crise.

Manter as receitas em tempos de crise é importante, claro. Mas atenção para o fato de que essa manutenção preserve a integridade e o cumprimento dos códigos de conduta.

Isso porque, em situações como essa não é raro presenciarmos o aumento da pressão por cumprimento de metas e resultados, em que adotar a política do “vale tudo”, pode custar caro futuramente.

Programa de Compliance e a Fiscalização das decisões que envolvem o cumprimento de metas

É de suma importância que a equipe de Compliance participe ativamente das decisões que envolvem o cumprimento de metas.

A exigência de metas absurdas é terreno fértil para a formação de passivos, sobretudo na esfera trabalhista, envolvendo questões como danos morais, danos existenciais etc.

Atenção, pois o excesso de pressão nesse momento de fragilidade econômica não é uma boa estratégia.

Programa de Compliance e a crise sanitária

A flexibilização da legislação visando agilizar a tomada de decisões por parte dos órgãos governamentais e a adoção de políticas públicas emergenciais, também são um terreno fértil para a ocorrência do fenômeno do “cartelização”, conforme explica a especialista em Compliance Paula Lippi.

Conforme ressalta a Professora, o cenário de afrouxamento da legislação que regulamenta as relações de trabalho, lei de licitações, regras aduaneiras e antidumping, acaba por facilitar, indiretamente, ações inescrupulosas.

O Programa de Compliance e o reforço do Tom do topo

Por mais árduo que seja o trabalho dos gestores de Compliance neste momento, é de suma importância, reforçar para os colaboradores, parceiros e fornecedores a importância de observar o código de conduta.

Neste contexto, o topo da organização precisa reforçar de forma assertiva a necessidade do estrito cumprimento das regras de conduta e integridade, reavaliando riscos e mecanismos de controle de cada atividade.

Este não é o momento de esmorecer permitindo que o Programa de Compliance da sua empresa perca sua efetividade, para evitar situações difíceis de contornar futuramente.

É hora de intensificar os canais de comunicação, garantir o bom funcionamento do canal de denúncias e promover treinamentos que reforcem a necessidade da manutenção do Compliance.

Segundo a Professora, o topo da organização deve agir junto às associações de classe do setor para evitar práticas de concorrência desleal e afins.

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Escrito por Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.