A governança corporativa e o programa de Compliance estão intimamente ligados. Ambos atuam em conjunto para construir uma cultura corporativa baseada em preceitos éticos e de integridade, começando sempre pelo topo da organização e disseminando boas práticas e valores por toda a estrutura organizacional, influenciando ainda na gestão de processos e definição de estratégias.

O que é Governança Corporativa?

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, que incentiva a adoção de boas práticas de desempenho empresarial, define governança corporativa como “…sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas…”.

Construir um negócio sustentável passa pela adoção de práticas de governança corporativa. É algo para começar agora e colher os frutos a médio e longo prazo.

As relações empresariais estão cada vez mais complexas e para garantir a confiabilidade de investidores e stakeholders a adoção de políticas de governança bem estruturadas é essencial.

A credibilidade é um fator que abre caminhos para qualquer negócio, desde o acesso a crédito até a valorização da marca a longo prazo e estar atento a isso favorece o crescimento saudável e perene da empresa.

O que faz o profissional de Governança Corporativa?

O profissional de governança corporativa é o responsável por definir as estratégias de monitoramento, atuando como um defensor das boas práticas e seu papel é de extrema relevância.

Este profissional precisa ter visão holística e atuar com autonomia, filtrando as informações, identificando possibilidades e tendências e direcionando as ações a serem tomadas junto a alta direção.

Embora o profissional de governança corporativa não tenha poder decisório, ele atuará como uma espécie de conselheiro da alta administração e precisa ter perfil multidisciplinar.

Isso porque os assuntos envolvendo a governança corporativa são os mais variados, que vão desde conhecimento profundo da legislação, controles internos, Compliance, gerenciamento de risco, dentre outros.

O profissional de governança corporativa deve ter a habilidade de transitar em diversos ambientes e ter excelente relacionamento com investidores e pares.

O que é Governança Corporativa e como ela pode ajudar sua empresa

A importância da Governança Corporativa

A história mostra que empresas que começaram de maneira rudimentar, cresceram e tornaram-se grandes conglomerados ou mesmo passaram a ser reconhecidas e valorizadas no mercado, sendo detentoras de credibilidade e de uma marca bem posicionada.

Independentemente da trajetória de sucesso empresarial, ela certamente precisará estar alinhada aos preceitos de governança corporativa e o ideal é que isso ocorra desde o início.

Confira agora algumas vantagens da governança para as empresas

  • Colabora para uma estratégia de gestão bem definida;
  • Aumenta a credibilidade e visibilidade da empresa no mercado;
  • Ajuda a definir apolítica da organização atuando conjuntamente com o Compliance;
  • Favorece uma gestão financeira ética e eficiente;
  • Agrega valor ao negócio;
  • Melhora o relacionamento com stakeholders;
  • Promove transparência;
  • Facilita a captação de recursos e redução do custo deles;
  • Auxilia na identificação e prevenção de fraudes;
  • Melhora os relacionamentos prevenindo abuso de poder e conflito de interesses.

Conclusão

O atual momento do país exige das empresas processos cada vez mais ágeis e transparentes, a reputação de uma empresa define o seu lugar no mercado e a torna mais competitiva.

Promover boas práticas de governança corporativa é sem dúvida um dos pilares do sucesso e do crescimento sustentável do negócio.

A empresa que melhor se adapta ao novo cenário, está consciente do seu papel na sociedade e enfrenta os desafios de forma ética, tem maior chance obter sucesso duradouro, impactando positivamente a vida das pessoas.

Sua empresa precisa de redator de conteúdo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio! Thebesttype a Alma do seu conteúdo!

Prazer eu sou a Gaby Maluf! Sou Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada e palestrante. Produzo conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Ajudo empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente usando estratégias de Marketing de Conteúdo. Vamos bater um papo sobre a estratégia de conteúdo da sua empresa?