Em tempos de crise econômica e pandêmica, as empresas que de fato conhecem as estratégias de captação de clientes sofrerão menos os impactos.
Vamos enfrentar um período de escassez em condições jamais vistas. Já estamos vendo uma redução drástica no volume de negócios no mundo todo.
A forma com que as empresas enfrentam a crise mudam a relação com seus consumidores no futuro, por isso as estratégias de marketing devem ser cuidadosamente reavaliadas.
Entretanto, o melhor jeito para superar a crise do Coronavírus é enxergar além dele, identificando oportunidades, adaptando-se rapidamente e respeitando a demanda.
As medidas adotadas por todos certamente envolvem reavaliar a situação conforme o avanço da crise, reduzir despesas e renegociar dívidas, cuidar do seu fluxo de caixa e otimizá-lo para atender ao estritamente necessário etc.
Porém, o tema central desse artigo vai um pouco além do que estamos lendo por aí após o avanço da Pandemia de COVID-19.
Agora é a hora de realmente mostrar o seu diferencial para o mercado! Como você mostra para o seu cliente que seus serviços são realmente melhores que os oferecidos pela concorrência?
Como mostrar o diferencial da sua empresa em tempos de crise
A empresa que investir e seu DNA e prestar um serviço único, não apenas replicando o que está disponível no mercado terá muito mais chances de enfrentar a crise que afeta, principalmente os pequenos negócios.
As estratégias empresariais precisam estar focadas nas soluções e oportunidades que a toda crise propicia.
É preciso se posicionar como autoridade sim, mas autoridade efetiva, o que quero dizer com isso?
Autoridade com efetividade é aquela que traz resultados diferenciados para seus clientes.

Por exemplo: Você sabe usar as ferramentas de posicionamento do Facebook corretamente?
Todo mundo usa o Google ADS, mas você já parou para analisar como o negócio do seu cliente se posiciona no Facebook? Essa rede social poderia apresentar mais resultados para ele do que o Google?
Você sabe como a crise econômica e pandêmica pode influenciar na comunicação, na busca por informações, engajamento e identificação de público alvo de valor para seu cliente?
Esses exemplos são para te mostrar que quando o cenário muda radicalmente, as estratégias também precisam ser melhoradas para alcançar os resultados desejados.
Cuidado com o “mais do mesmo”, é hora de usar a criatividade e estar atento às estratégias que efetivamente identificam o público alvo qualificado, encurtando o caminho e otimizando os resultados.
Saber usar o Facebook AD por exemplo, web site responsivo, adotar estratégias diferenciadas para o impulsionamento e segmentação de público podem trazer resultados realmente efetivos e diferenciados para o seu cliente.
A concorrência tende a ser maior em tempos de crise, e o caminho óbvio é redução de preços, para fugir disso e valorizar seu trabalho, a solução é melhorar a qualidade.
Agora é a hora de agregar valor para fidelizar o seu cliente!
Seja otimista
Em momentos difíceis como este da crise Coronavírus, que além de tudo, é algo inédito para nossas gerações, pois até agora nunca presenciamos algo dessa dimensão, só sobreviverá quem consegue se adaptar.
Aqui listamos 3 pontos positivos para te motivar a se manter otimista:
- Tenha em mente que crises devem ser ultrapassadas, sem pressa, superando cada um dos obstáculos, pois ela durará o tempo que tiver que durar e não temos como controlar isso.
- Toda crise passa, mas enquanto isso, escolha caminhos que ajudem seus clientes a ir mais longe. Haverá uma demanda reprimida, e quem estiver mais bem posicionado ao final da crise terá muito mais potencial para aproveitar essa demanda.
- Lembre-se que o consumo digital tende a crescer nesta época e isso deve ser considerado nas suas estratégias. Todo o trabalho realizado neste período e audiência conquistada vão estar lá depois que a crise passar, mesmo que não haja conversão imediata.
Mas lembre-se, procure ter uma visão mais focada no ponto de vista humano, pois num momento delicado como esse as pessoas e empresas estão muito vulneráveis e pensar só em questões estratégicas, pode não ser uma boa estratégia.
Busque estabelecer um diálogo próximo com os clientes, entender suas novas necessidades e objeções, pois, além de tudo, depois que esse momento passar, essa atitude terá fortalecido o relacionamento com eles.
Gostou de saber mais como conquistar mais clientes em tempos de crise? Compartilhe essas informações, elas podem ser úteis para alguém!
Sua empresa precisa de redator de conteúdo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio! Thebesttype a Alma do seu conteúdo!
Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.