A sobrecarga dos profissionais de saúde pode ser amenizada com o uso da IA, pois o desgaste é sensivelmente reduzido quando se tem a opção atribuir algumas tarefas que antes eram realizadas pelo ser humano para o computador, melhorando a produtividade e eficácia.
Neste cenário, a IA se mostra eficaz para aproximar médicos e pacientes, facilitando a interação entre profissionais e otimizando tempo e recursos.
Por outro lado, o profissional da saúde deve estar atento e preparado para essa nova realidade, desenvolvendo habilidades, buscando inovação constante e interação com a equipe.
Trata-se de uma mudança significativa de cultura que exigirá grandes esforços tanto dos profissionais de saúde, quanto das organizações, que certamente devem estar aptos a promover e gerenciar tais mudanças na carreira e no fluxo de trabalho.
Confira os 5 pilares da IA que devem nortear as relações de trabalho nas empresas de saúde!
1. A utilização de IA na área médica deve ter credibilidade e qualidade, ou seja, deve haver evidências clínicas de sua eficácia;
2. Reestruturação da educação para o desenvolvimento de habilidades digitais;
3. Rígido cumprimento das normas de proteção de dados e Compliance;
4. Gerenciamento da mudança de paradigma minimizando os impactos negativos agregando valor e melhorando a experiência do paciente;
5. Investir na retenção de talentos.
As soluções de IA são, portanto, ferramentas valiosas do profissional da saúde, pois permitem que ele ganhe tempo e cuide do que é mais importe: o paciente.
A importância da IA no desenvolvimento de habilidades e na educação dos profissionais de saúde
É fundamental que os profissionais de saúde estejam alinhados com as novas tendências em matéria de novas tecnologias de IA.
O desenvolvimento de habilidades leva tempo, mas é imprescindível para a formação dos líderes do futuro.
A falta de habilidades em analisar dados digitais é um fator preocupante. Especialistas apontam o atraso na atualização dos currículos de educação clínica como principal fator dessa deficiência.
O desenvolvimento de habilidades é uma exigência do mercado
O mercado está cada vez mais exigente, e, portanto, espera de médicos e enfermeiros, o desenvolvimento de habilidades ligadas ao uso dos sistemas hospitalares digitais.
Para que a IA aplicada à saúde surta o efeito desejado, espera-se que uma nova geração de líderes esteja apta não apenas a atuar em habilidades digitais básicas, mas também na ciência biomédica e de dados.
Iniciativas que promovem o desenvolvimento de habilidades digitais
A Universidade de Stanford, por exemplo, oferece especialização em Computação Biomédica.
O Instituto de Tecnologia de Israel, por sua vez, criou uma formação voltada para a Medicina e Ciência da Computação simultaneamente.
Assim, o estudante obtém o diploma de Bacharel em Ciências da Computação e Medicina no mesmo curso, visando capacitar as próximas gerações de líderes para operar tecnologias digitais avançadas na área médica.
Israel também está projetando um curso para médicos que desejam concluir uma segunda especialização em saúde digital e tecnologia em saúde.
São programas exigentes e com reduzido número de estudantes, mas que certamente contribuirão para preencher uma lacuna existente no mercado em termos de formação tecnológica, sobretudo nas posições de liderança.
Habilidades como alfabetização digital básica, uso de tecnologias digitais de IA precisam se tornar familiares para os profissionais de saúde.
Inovação e Empreendedorismo
Outro ponto importante a ser destacado na educação clínica está ligado à inovação e ao empreendedorismo.
É fundamental que os profissionais da saúde tenham uma mentalidade empreendedora, disposta a assumir riscos e sair da sua zona de conforto.
Além disso, a IA também pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a educação dos profissionais de saúde, utilizando-se, inclusive, de simulações de realidade virtual.
Por fim, considerando que o ritmo da inovação médica vem se acelerando e os profissionais vem se aposentando cada vez mais tarde, o aprendizado contínuo é essencial.
Daí a necessidade dos recursos de IA estarem cada mais disponíveis e acessíveis para todos os profissionais envolvidos, além de haver incentivos a essa aprendizagem.
Sua empresa precisa de redator de conteúdo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio! Thebesttype a Alma do seu conteúdo!
Prazer eu sou a Gaby Maluf! Sou Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada e palestrante. Produzo conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Ajudo empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente usando estratégias de Marketing de Conteúdo. Vamos bater um papo sobre a estratégia de conteúdo da sua empresa?